Toda vez que acessamos um site pela primeira vez, vem aquela mensagem falando da política do uso de cookies e um botão para aceitar o uso deles.

Porém, devido ao aumento nos últimos tempos de debates sobre a segurança de dados, o Google anunciou que vai acontecer a eliminação gradual de cookies de terceiros em seu navegador do Chrome.

Essa eliminação deveria ter acontecido em janeiro de 2020, porém ela foi adiada para o ano de 2023.

E a maior parte do marketing digital depende desses cookies de terceiros para obter informações sobre o que os consumidores estão buscando nas redes para montar suas estratégias.

O que são cookies?

Antes de entendermos quais as mudanças que vão ocorrer no mercado digital depois do cookieless, é importante saber exatamente o que são os cookies.

Basicamente, os cookies são pequenos arquivos criados pelos sites que visitamos, eles são salvos no próprio computador do usuário, por meio do navegador.

Esses pequenos arquivos contém informações que ajudam a identificar o visitante. E com isso o site consegue personalizar a página de acordo com o perfil do usuário.

Um bom exemplo da utilização do cookie, é quando escolhemos alguns itens em uma loja virtual e colocamos no carrinho, mesmo se mudarmos de página, esses itens continuarão no carrinho.

O marketing digital utiliza muito desse recurso nas suas estratégias de venda, pois por meio dela é possível personalizar anúncios e destaques a serem exibidos para cada perfil de usuário.

Por que o Google quer eliminar o uso de cookies?

Vale lembrar que o uso de cookies não é algo recente. Na verdade, essa tecnologia existe desde quando a internet doméstica começou a ser usada, em 1990.

Porém, só nos últimos tempos esse assunto se tornou popular. 

Isso se deve pelo fato de que só depois que a lei GDPR entrou em vigor, os sites foram obrigados a avisar sobre a utilização dos cookies.

E depois desse aviso, os usuários começaram a exigir mais privacidade e controle sobre os seus dados.

Uma pesquisa realizada pela KPMG, mostra que 86% dos usuários entrevistados afirmam se preocupar com a privacidade de dados, e 68% estão preocupados com a quantidade de dados coletados pelas empresas.

Por isso, o Google anunciou a sua decisão de eliminar de forma gradual os cookies de terceiros, atendendo assim, às demandas desses usuários.

Foi aí que surgiu o termo “cookieless”, que significa sem cookies.

Quais mudanças esperar do mercado?

A maior mudança que o cookieless trará, é para os profissionais do marketing digital e para as empresas que costumam usar cookies de terceiros.

Vale ressaltar que os cookies primários ainda vão existir e ainda será possível realizar publicidade relevante, personalização e segmentação de público.

Ou seja, ainda haverá opções para o marketing digital montar suas estratégias, eles só vão ter que reformular os recursos que utilizam para isso. 

Os profissionais do marketing digital ainda podem usar recursos como a publicidade probabilística, a impressão digital, a publicidade baseada em coorte e ID universal.

A mudança que vai acontecer para os usuários, é que sem os cookies eles terão uma navegação menos personalizada e menos adaptada ao seu interesse.

Porém, com essa mudança os usuários terão os seus dados pessoais mais seguros.

Dicas de como se adaptar ao cookieless

Se você for um profissional que trabalha com o marketing digital é preciso ficar atento às mudanças que o cookieless vai trazer, para poder se planejar com antecedência.

Esse planejamento vai fazer total diferença na hora de se adaptar e de sofrer menos impacto com essa mudança.

A primeira dica, é manter sua política de privacidade atualizada e transparente, para que os usuários possam saber quais dados estão sendo captados, como eles são utilizados e o porquê do seu uso. 

Dessa forma, você ganha pontos com o seu consumidor, pois oferece a ele uma maior segurança e transparência.

A segunda dica, é usar de outros recursos para saber mais sobre os seus clientes.

Recursos como pesquisas de satisfação, entrevistas e até enquetes nas redes sociais. 

Com isso, você garante que o seu usuário dê o consentimento dos dados e ainda consegue personalizar o atendimento do seu público alvo.

Outra forma de coletar dados é oferecer aos consumidores alguma recompensa, como um desconto, em troca de uma subscrição em que a pessoa fornece o nome e o e-mail.

Essa comunicação com o cliente vai fazer toda a diferença na hora de coletar informações relevantes para as estratégias de marketing.

E a terceira dica é utilizar os cookies primários, que são aqueles gerados e armazenados de forma automática, quando um consumidor visita seu site.

Esse tipo de cookie geralmente é usado para melhorar a experiência do usuário, ele contém informações como senhas, preferências de idioma, localização geográfica e outras informações.

Com esses cookies primários você consegue saber o que o usuário fez no seu site, com que frequência ele entra no seu site e quais produtos seus ele já comprou, você só não vai saber sobre o que ele fez no site de terceiros.

E somente com esses cookies já é possível desenvolver e automatizar ótimas estratégias de marketing. 

Cookieless vai realmente acontecer?

A resposta a essa pergunta é sim. O Google vai primeiramente remover o cookie de terceiros no navegador principal da Safari, Apple e na plataforma Mozilla e Firefox.

Já os cookies primários, ainda poderão ser utilizados pelas empresas e pelos profissionais de marketing, assim será possível otimizar as campanhas de marketing de relevância.

Mesmo que essa pareça uma mudança difícil para aqueles que usam os cookies de terceiros nas suas estratégias de marketing, existem muitos outros caminhos que levam a esse mesmo objetivo.

A coisa mais importante para se fazer agora, é se manter atualizado em outras estratégias de marketing e se aproximar cada vez mais do seu público alvo por meio das redes sociais.

E não se esqueça que essa é uma oportunidade muito boa de crescer e de se destacar dos seus concorrentes, comece agora a pensar em estratégias que respeitem a privacidade dos usuários.

Deixe um comentário