Toda empresa sabe a importância das datas comemorativas para alavancar as vendas. E foi pensando nisso que o empresário João Carlos Rego, criou o Dia do Cliente.

E devido a isso, todo dia 15 de outubro desde de 2003 se comemora o Dia do Cliente, e essa é uma ótima oportunidade para criar promoções e impulsionar as vendas nesse período do ano.

Se você está pensando em colocar em prática alguma estratégia de marketing para essa data no seu e-commerce, esse artigo pode te ajudar.

Maneiras de criar ações de marketing para o Dia do Cliente

Como o próprio nome já diz, é o dia do cliente, por isso toda ação de marketing deve ser pensada nele.

Também é uma ótima oportunidade para que o seu e-commerce consiga estreitar os laços com o seu cliente e fidelizá-lo. 

Por isso, faça tudo a seu alcance para mimar esse cliente por um dia, uma semana ou até mesmo fazer o mês o cliente.

Porém como toda ação de marketing é importante definir uma meta, como vender mais produtos, atrair novos clientes ou acabar com o estoque parado.

E claro, após a data é preciso analisar os resultados e detectar falhas, para que na próxima ação de marketing você consiga corrigir ou apostar no que deu resultado.

Dicas para colocar em prática no Dia do Cliente 

Existem inúmeras maneiras de atrair os clientes para essa data tão importante para as vendas de outubro.

Por isso, nós do iPag separamos as melhores dicas para alavancar as vendas no Dia do Cliente.

1. Ofereça descontos 

Todo empresário sabe que a melhor maneira de atrair os clientes, é com uma boa promoção ou um bom desconto.

Por isso, não deixe de aproveitar essa data para promover ofertas e colocar o estoque para girar.

Por exemplo, se o seu e-commerce trabalha com roupas, coloque em promoção aquelas peças que logo pararam de vender por conta da troca de estação ou que já estão saindo da moda.

Assim, você não vai ficar com o estoque parado até o próximo ano.

É nessa hora que frases com “queima de estoque” ou “leve 2 e pague 1” deverão ser usadas, tanto nas redes sociais como também no layout do site.

Mas não se esqueça de oferecer ofertas verdadeiras, pois os consumidores de hoje já estão cansados de saber que alguns empresários aumentam os preços, só para poderem oferecer “grandes descontos”.

2. Prepare bem o seu Site

Devido às promoções, é normal o acesso ao site ou a loja virtual aumentarem. 

Porém se o cliente tiver problemas como a demora para carregar o site ou a página dando erro, ele acaba desistindo da compra e tendo uma imagem ruim a respeito do seu negócio.

Pensando nisso, faça uma boa análise do seu site e corrija os erros que encontrar.

Outra dica, é mudar o layout do site especialmente para o Dia do Cliente, mesmo que algumas frases pareçam clichês, elas fazem total diferença para o subconsciente do seu cliente.

E não se esqueça de colocar os descontos na página principal do seu site, assim todos que acessarem vão conseguir ver as ofertas de modo claro e conseguirão navegar com maior facilidade por ele.

3.Ofereça frete grátis

A maioria das pessoas que compram pela internet, acabam abandonando o carrinho ao ver o valor do frete.

Segundo uma pesquisa feita pela Moonsend em 2020, o valor do frete é responsável por até 60% dos carrinhos abandonados nas lojas virtuais.

Então, uma ótima maneira de atrair e fazer o cliente finalizar a compra, é oferecendo o frete grátis.

E para o seu negócio não sair no prejuízo, é oferecer o frete grátis a partir de um valor X de compras.

Assim, o cliente acaba escolhendo mais itens, fica feliz de não pagar pelo frete e o seu e-commerce ainda vende mais do que já iria vender.

Essa mesma pesquisa, ainda mostrou que muitas vezes o cliente só abandonou o carrinho depois de pensar melhor se deveria ou não realizar a compra.

Pensando nisso, o frete grátis pode ser um bom aliado na hora da finalização da compra, dando aquele empurrãozinho final.

4. Ofereça cupons de desconto

Outra dica para estimular a compra durante o Dia do Cliente é oferecer cupons de descontos, ainda mais aqueles que possuem um tempo limitado para o uso.

Esse tempo limitado acaba gerando uma urgência no cliente de finalizar a compra, às vezes por ver que está acabando o tempo, ele acaba comprando rapidamente um item que já estava querendo a um bom tempo.

E não esqueça de valorizar aqueles clientes mais fiéis. Uma forma de fazer isso é enviando cupons de descontos exclusivos para os clientes que já compraram no seu e-commerce.

Destaque no e-mail onde você enviou esse cupom de desconto essa restrição, isso promove no cliente uma sensação de exclusividade e de valorização.

5. Invista em um atendimento especial

Hoje o que não falta é concorrência, e é por isso que os pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora do cliente escolher comprar com o seu e-commerce.

Pensando nisso, um bom modo de estreitar os laços com os seus clientes é por meio de e-mails de agradecimento pelas compras, e-mails com cupons de desconto e pelas das redes sociais.

Por meio das redes sociais é possível fazer perguntas diretamente para os seus clientes e ver o que eles gostariam que entrassem na promoção ou até mesmo quais tipos de promoções eles mais gostam.

Assim, você consegue saber das preferências deles e escolher as ações de marketing que mais se encaixam no seu público alvo.

E claro, não deixe de responder as dúvidas que eles deixarem nas redes sociais. Todas essas coisas, mesmo que pareçam simples, podem ajudar e muito.

6. Conte com os serviços do iPag

A última dica é referente a uma etapa importantíssima do processo de compra: O pagamento!

É preciso contar com uma solução de pagamentos que ofereça segurança, múltiplos métodos de pagamento, taxas atrativas e recursos para aumentar a conversão, reduzindo o número de desistências de compra por falha nessa etapa.

Com o PSP iPag, você pode receber pagamentos via cartão de crédito, PIX e boleto, com total segurança, além de taxas justas para seu negócio.

Agora que você já conhece nossas dicas, bora por em prática e alavancar suas vendas nesse Dia do Cliente?

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