O que é split de pagamentos e quais suas vantagens?
Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas muito provavelmente, você já utilizou o split de pagamentos inúmeras vezes em seu dia a dia sem saber.

Ele está presente em um número cada vez maior de negócios, devido às inúmeras vantagens oferecidas.

Quer um exemplo prático: você chama um carro via aplicativo, com o custo de R $50,00. Nesse modelo de negócio, uma parte do valor recebido pertence ao aplicativo e a outra ao motorista.

Operando sem split, seria preciso o aplicativo receber o valor integral em sua conta corrente, e só depois, repassar a parte do motorista, de forma manual.

Porém, com o split de pagamentos, é possível já no momento em que o cliente realiza o pagamento, o aplicativo dividir esse valor automaticamente, repassando a parte do motorista automaticamente.

Dessa forma, se elimina uma série de procedimentos operacionais relacionados ao pagamento desses motoristas parceiros. Isso proporciona uma grande redução de custos, considerando uma operação com milhares de transações diárias.

Portanto, de maneira simples e resumida, o split de pagamento é um sistema que permite dividir um único pagamento recebido, de modo automático, entre múltiplos recebedores.

Essa automatização gerada pelo uso do split de pagamentos torna a gestão do negócio muito mais ágil.

É importante ressaltar que na fatura do cliente, só aparecerá uma única cobrança, com um único valor.

Como funciona o split de pagamentos?
O split de pagamentos é uma solução automática para distribuição de recebíveis entre múltiplos vendedores, a partir de um único pagamento.

Através de uma API disponibilizada pela plataforma de pagamento, como o PSP iPag, o split pode ser integrado a qualquer ERP, site ou aplicativo.

Uma vez integrado o split de pagamentos ao seu sistema, é possível então determinar as regras para divisão dos pagamentos. Essas regras são definidas em sua aplicação, permitindo grande flexibilidade.

É possível criar uma infinidade de regras, de acordo com as características de seu negócio. Por exemplo, no caso de um marketplace de produtos físicos, ele precisa definir regras que permitam a inclusão de itens de múltiplos vendedores em uma única compra, e na sequência divida o valor recebido entre eles, considerando também o frete.

Ele também pode desejar cobrar uma comissão diferente para cada categoria de produto.

Para um aplicativo de mobilidade, talvez faça sentido cobrar uma comissão menor de acordo com as avaliações positivas do motorista.

No PSP iPag, você pode também condicionar o efetivo crédito do pagamento ao parceiro apenas após determinado evento, como por exemplo, a confirmação de entrega do produto ao cliente final.

A ideia do split de pagamentos é justamente oferecer comodidade nas vendas online, permitindo escalar sua operação com mais facilidade.

Vantagens do split de pagamentos
O split de pagamentos oferece inúmeras vantagens, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Para as empresas, ele permite otimizar o processo de repasse para seus parceiros, diminuindo consideravelmente a quantidade de processos manuais necessários, poupando tempo e mão de obra, além de evitar erros humanos no processo.

Para os clientes finais, compradores, oferece praticidade, permitindo adquirir com mais facilidade produtos de múltiplos vendedores, como ocorre nos marketplaces.

Além disso, o split de pagamentos permite a criação de novos modelos de negócios, com redução de custos, devido a simplificação tributária.

Para quem o split de pagamento é indicado?

O split de pagamento é indicado para qualquer negócio, desde que seja necessário dividir o valor de seus pagamentos entre vários fornecedores ou parceiros.

Dentre os segmentos que já utilizam essa funcionalidade, podemos destacar:
– Marketplaces, como por exemplo Mercado Livre, Shopee, B2W.
– Aplicativos de delivery, como iFood, que precisam dividir os valores recebidos entre o aplicativo, o restaurante e o entregador.
– Apps de mobilidade, como Uber e 99.
– Plataformas de venda de cursos e produtos digitais, como o Hotmart

Além disso, inúmeros outros modelos de negócios podem utilizar essa solução. Basicamente, qualquer modelo de negócio que envolva comissionamento e possua parceiros envolvidos pode utilizar o split de pagamentos. 

Se você deseja otimizar o gerenciamento financeiro de uma operação que exige o repasse para parceiros, o split de pagamentos é indicado para você.

Como aplicar o split no seu negócio?

Primeiramente, é válido ressaltar que esse tipo de recurso pode ser usado tanto em pequenas como em médias e grandes empresas.

O primeiro passo é escolher uma plataforma de pagamentos que ofereça esse recurso, como é o caso do PSP iPag. Nessa etapa, é importante considerar questões como facilidade de integração e suporte técnico oferecidos pela plataforma. 

Depois, basta integrar o seu sistema, site ou aplicativo através das APIs da ferramenta de split de pagamento.

Dessa forma, sua empresa poderá usufruir dos inúmeros benefícios oferecidos por essa tecnologia, focando mais nas atividades principais do negócio.

Se desejar conhecer mais sobre o split de pagamentos, entre em contato com nosso time comercial.

Deixe um comentário