O que é, e como funciona um sistema antifraude

É inegável o crescimento do volume de transações online nos últimos anos, ou seja, aquelas compras em que o pagamento não é realizado através de uma maquininha de cartão, principalmente após a pandemia da COVID-19 em 2020.

Se por um lado essa é uma boa notícia para as empresas que vendem online, por outro lado, evidencia um problema cada vez mais preocupante: as fraudes com pagamentos através de cartão de crédito em compras realizadas via site ou aplicativos. 

Para se ter uma ideia da gravidade, a cada 5 segundos um e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude.

Nesse contexto, se faz necessário o uso de ferramentas que ajudam a minimizar e evitar as fraudes com pagamentos online: os sistemas antifraudes.

O sistema antifraudes aumenta a segurança e a proteção das lojas virtuais e aplicativos contra os golpes e transações fraudulentas, por meio de tecnologias como machine learning e big data, e dessa forma, evitam que as empresas e clientes sejam prejudicados pela ação dos golpistas.

Como o sistema antifraudes funciona?

Antes de mais nada é importante pontuar que: o sistema antifraudes não elimina por completo o risco de fraudes, mas é uma camada de proteção importantíssima e praticamente indispensável atualmente.

De forma simples, o sistema antifraudes funciona como um analista de informações. 

Quando um cliente realiza um pagamento no ambiente virtual, as suas informações pessoais e do seu cartão de crédito imediatamente são enviadas para a instituição emissora do cartão e para a bandeira, que automaticamente verificam os dados.

Então, se essas informações forem validadas, a compra é autorizada.

Só que, quando existe um sistema antifraudes, para a compra ser autorizada existe mais uma camada de verificação que ajuda na segurança.

Com esse sistema é possível fazer uma análise mais detalhada da transação para verificar se ela é suspeita ou não.

Toda essa análise é realizada por meio de tecnologias de inteligência artificial, que cruzam dados como histórico de compras, informações cadastrais do usuário, geolocalização e padrões de comportamento.

E com isso, o sistema antifraudes consegue bloquear automaticamente uma compra suspeita.

É claro que, como já dissemos, nenhum sistema antifraudes protege o seu negócio totalmente de todas as tentativas de golpes, porém o uso de um bom sistema antifraudes, combinado com processos internos adicionais de validação das informações, reduzirão consideravelmente o risco. 

Sem contar que, além de proteger o seu negócio de prejuízos financeiros, ele protege também o seu cliente.

Os métodos de análise de dados podem variar de acordo com o sistema contratado. Porém, todos possuem o mesmo objetivo, que é garantir a segurança da transação.

Os principais tipos de fraudes

Existem três principais tipos de fraudes, são eles:

·         Fraude amigável: esse nome se dá quando uma pessoa que é próxima do titular do cartão, utiliza os dados do dono para realizar uma compra sem o consentimento dele. Posteriormente, o dono do cartão pode contestar a compra, e isso gera prejuízos ao lojista.

·         Autofraude: é quando o dono do cartão faz uma compra com os próprios dados, mas depois de receber o pedido, contesta a transação e afirma que não realizou a compra ou que não recebeu os produtos.

·         Fraude deliberada: acontece quando as compras são feitas com cartões de créditos roubados ou clonados. Quando isso acontece, o dono do cartão pode pedir o estorno por não reconhecer aquela compra, porém geralmente isso ocorre depois que produto foi entregue ao fraudador, e a empresa fica no prejuízo.

Um dos motivos mais importantes para sua empresa possuir um sistema antifraudes, se deve pelo fato de que nos casos de fraudes, quem lida com o prejuízo é sempre o dono do e-commerce.

Sabendo disso, é possível ver como é necessário se proteger e estar sempre atento a esses truques tão comuns nos dias de hoje.

Vantagens do sistema antifraudes

Como já informado, o sistema antifraudes protege tanto o empreendimento quanto os clientes. 

Com esse tipo de sistema é possível antecipar rapidamente as tentativas de fraudes e golpes, e a tomada de decisão de como lidar com tentativas de golpes são mais assertivas.

Outra vantagem do sistema antifraudes é que ele melhora a imagem do seu negócio, até porque ele contribui para uma experiência de compra de qualidade.

Não só as empresas se preocupam com esse tipo de fraude, mas os clientes também. Tendo isso em mente, quando o consumidor nota a segurança nos pagamentos da sua loja virtual, a chance dele ser fidelizado aumenta muito.

Por meio do sistema antifraudes é possível reduzir o chargeback, que é o prejuízo causado quando a plataforma autoriza uma compra para um cartão clonado ou roubado.

É possível também, criar um banco de dados com bons clientes quando utilizado um sistema antifraudes, isso simplifica a realização de operações na sua empresa.

Geralmente, quando se é identificado um número grande de fraudes, é provável que você queira adotar uma política de austeridade na aprovação dos pedidos.

Mas ao fazer isso, você pode acabar cancelando vendas legítimas por conta de uma suspeita indevida. 

Portanto, o correto ajuste das configurações e critérios para a reprovação de pedidos é essencial para evitar o cancelamento de transações legítimas.

Por último, mas não menos importante, o sistema antifraudes garante ao seu negócio mais praticidade, agilidade e eficiência, automatizando o processo de análise de risco das transações.

Todas essas vantagens, são fundamentais para conquistar a confiança dos seus clientes e automaticamente aumentar as vendas.

Qual tipo de negócio precisa de um sistema antifraudes?

Com o aumento do número de tentativas de fraudes e golpes no comércio eletrônico brasileiro, proteger sua empresa com um sistema antifraudes é uma excelente maneira de evitar prejuízos.

O relatório da Konduto, uma das maiores empresas do segmento no Brasil, mostrou que 1 a cada 26 compras feitas pela internet é fraudulenta.

Por isso, praticamente todos os negócios que realizam vendas e recebem pagamentos via internet precisam de um sistema antifraude para serem mais bem sucedidos.

Normalmente por desconhecimento do risco existente, muitos empreendedores ainda acabam não utilizando uma ferramenta do tipo, considerando o mesmo um custo desnecessário. 

Ao economizar no primeiro momento, ele acaba ficando exposto a riscos de prejuízos financeiros muito maiores.

O Antifraudes iPag

Aqui no iPag, você conta com o antifraude integrado automaticamente em nossa plataforma no modelo completo (PSP iPag), oferecendo elevada assertividade nas análises e trazendo mais segurança em suas vendas.

Dessa forma você consegue eliminar problemas com fraudadores, evita prejuízos financeiros e melhora a saúde financeira do seu negócio.

No modelo gateway de pagamentos, o antifraude também está disponível para contratação de modo opcional.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como introduzir e se beneficiar de um sistema antifraude no seu negócio.

Deixe um comentário