Como reter clientes que compram em seu e-commerce nas datas sazonais

Para a retenção de clientes, é preciso adotar uma série de ações para manter na empresa uma carteira ativa e assim garantir o seu crescimento, isso vem desde o reconhecimento da marca até a sua lucratividade.

Ao realizar essa série de ações logo após as datas comemorativas, se torna uma ótima oportunidade de garantir excelentes resultados.

Pelo menos um mês antes de cada data comemorativa ou de cada data sazonal, os clientes são bombardeados por ações de marketing, isso gera neles fortes impulsos de compra.

Por isso, aproveitar essas oportunidades para melhorar e estreitar o relacionamento com os clientes é muito efetivo para retê-lo. Isso pode ser feito por meio de algumas maneiras, como:

Oferecer recompensas

Os programas de recompensa ganham o coração de muitos clientes, pois dão a eles uma razão a mais para continuar comprando.

Os clientes geralmente ficam empolgados por acumular estrelas, pontos, porcentagens de desconto ou dinheiro.

Outro motivo para você começar a oferecer recompensas aos seus clientes se deve pelo fato de que eles se sentem parte da comunidade da sua empresa.

Hoje devido a muita informação, se torna difícil o cliente construir uma relação com as empresas, muitos acabam comprando apenas pelo melhor preço.

Podemos citar como exemplo de marca que usa e abusa desse programa de recompensas, a grande Sephora.

Ela deixa que os seus clientes escolham como querem gastar os seus pontos, seja escolhendo produtos da marca, descontos exclusivos ou até mesmo cupons.

Com isso, os clientes podem ter exatamente aquilo que querem por meio do programa de recompensas.

Também, o que pode ajudar a estreitar o laço com o cliente é por meio de mensagens de “Feliz Aniversário” ou em outras ocasiões especiais, acompanhadas por cupons exclusivos, que fazem o cliente se sentir especial.

Essas atitudes, mostram aos clientes um lado humano da marca e enfatizam que ela os acompanha e não se esquece deles.

Adotar um e-mail marketing

Para o e-commerce, a melhor maneira de se comunicar com seus clientes é por meio de um e-mail. Por isso, quando o cliente fizer o cadastro na sua loja virtual, sempre peça seu e-mail.

Assim é possível dar a ele boas-vindas, agradecer a compra, enviar ofertas exclusivas, enviar mensagens em datas especiais como o aniversário e muito mais.

Também, quando o cliente passar um tempo sem comprar é possível trazê-lo de volta às compras por meio de uma mensagem com promoções e descontos.

Mantenha seus clientes sempre por perto, enviando e-mails com certa frequência. Assim, quando precisarem comprar algum produto, a sua loja virtual será a primeira opção.

Entre as vantagens de se apostar em um e-mail marketing, podemos citar:

  • É rápido
  • Não interrompe o cliente
  • Possui um baixo custo
  • Fixa a marca na mente do cliente

O sucesso dessa ação de marketing vai depender muito da quantidade de clientes que deixam seu e-mail, da criatividade e da estratégia da sua empresa.

O e-mail marketing deve ser encarado muito mais do que e-mails automatizados, eles podem se tornar uma maneira muito estratégica para enviar ao cliente o conteúdo certo na hora certa.

Em vez de mandar apenas um modelo de e-mail para todos os clientes, aproveite para separá-los em grupos de interesse em comum e mandar e-mails com base no gosto de cada um dos grupos.

Conhecer a persona do seu cliente

Provavelmente quando você pesquisa sobre marketing na internet, você vê muitos sites falando que a definição de persona é uma estratégia de mercado.

A persona do seu cliente, nada mais é do que uma ferramenta para criar ou identificar uma espécie de perfil dos seus clientes.

Conhecer a persona dos seus clientes, te ajuda a tomar decisões mais assertivas na hora de criar campanhas de marketing e de vendas, para um atendimento mais personalizado.

Quando você conhece as características dos seus clientes, você consegue tornar a experiência de compra mais agradável, e isso faz com que o cliente volte a fazer negócio com você mais vezes.

Por exemplo, você descobriu que existe um grupo de clientes que compram da sua loja virtual muitos aparelhos tecnológicos, talvez não faça sentido oferecer a eles promoções de maquiagem.

Porém, se você oferecer a eles cupons ou porcentagens de descontos para a compra de celulares, fones de ouvido, tablets ou notebook, a chance de eles voltarem a comprar é muito maior.

 Não ache que conhecer seus clientes é perda de tempo, isso vai te ajudar nas vendas não só nas datas sazonais, mas também durante todo o ano.

 Você pode fazer isso ao coletar informações como:

  • Idade;
  • Gênero:
  • Perfil de consumo;
  • Necessidades;
  • Preferências;
  • Poder aquisitivo.

Por meio dessas e outras informações, você terá excelentes recursos para personalizar seu atendimento.

Ter uma presença forte nas redes sociais

Nos últimos anos, estar presente nas redes sociais tornou-se uma obrigação para as lojas virtuais, até porque, o número de usuários ativos nelas está cada vez maior.

Mas somente ter a conta da sua loja virtual nas redes sociais não basta. É preciso saber como utilizá-la de modo inteligente e ter uma boa estratégia por trás.

As redes sociais facilitam a comunicação não só entre pessoas, mas também a comunicação entre o cliente e a empresa.

Por meio das redes sociais, é possível atrair clientes de todos os lugares e melhorar o relacionamento com o público alvo, fazendo com que eles se tornem clientes fiéis.

Nas redes sociais, a sua loja virtual consegue extrair informações importantes sobre o comportamento dos seus consumidores, isso garante que ela consiga criar conteúdos mais personalizados, vender mais e fidelizar mais clientes.

Além disso, as lojas virtuais podem criar anúncios totalmente segmentados no mercado, onde é possível escolher qual parte do seu público alvo será impactado por ele.

Você ainda consegue monitorar o desempenho da sua loja virtual, observando o número de menções dela, hashtags e compartilhamento de posts.

Sem contar que dá pra responder quaisquer dúvidas e problemas que seus clientes tenham, de forma rápida.

Agora que você conheceu nossas dicas de como reter clientes que compram em datas sazonais, conte com o iPag para melhorar ainda mais o seu serviço de pagamentos online.

Não se esqueça de que um cliente bem atendido, sempre volta. Por isso o iPag se preocupa em oferecer o melhor serviço possível, para você não perder nenhuma venda. 

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