Quais os benefícios do Open Banking e como isso vai ajudar a sua empresa?

Open Banking é uma modernização do sistema financeiro, criada e regulada pelo Banco Central do Brasil.

Ela traz ao setor financeiro mais transparência e incentiva a concorrência no mercado.

O conceito do Open Banking ganhou força em vários países, e no Brasil o processo de implementação se iniciou em fevereiro de 2021.

Os empreendedores digitais só têm a ganhar com esse sistema.

O que é o Open Banking?

O Open Banking, conhecido como sistema financeiro aberto, é um sistema que permite que o cliente pegue suas informações registradas em uma instituição financeira e leve para onde desejar.

Com isso, o cliente não precisa mais começar um relacionamento do zero com um banco novo ou outras empresas financeiras.

Isso dá ao cliente maior controle sobre seus próprios dados, autorizando que eles sejam acessados por outras instituições financeiras.

Podemos citar como exemplo, um cliente que ao longo dos anos construiu um bom histórico com seu banco, pagando as contas em dia, salários depositados e empréstimos quitados.

Essas informações ficam arquivadas naquela instituição financeira.

Porém, com a implementação do Open Banking, essas informações podem ser levadas a outras instituições. 

Com isso, o perfil desse cliente já fica conhecido e ele obtém mais vantagens nas suas contas bancárias futuras.

Esse sistema, favorece a autonomia dos clientes, dando a eles o poder de decidir quem e por quanto tempo poderão acessar seus dados.

Como funciona o Open Banking?

O Open Banking se baseia no compartilhamento de dados por meio da utilização de APIs (Interface de programação de aplicações). As APIs permitem a integração de plataformas, de forma segura e rápida.

Com o Open Banking, as instituições financeiras devem disponibilizar APIs abertas, de forma com que os dados dos clientes possam ser compartilhados com os sistemas de outros provedores, que foram autorizados a isso.

Os dados que podem ser compartilhados são, informações pessoais (nome completo, CPF, telefone etc.), dados financeiros (transações, faturamento e etc.) e serviços usados pelo cliente. 

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o consumidor pode a qualquer momento encerrar o compartilhamento de suas informações com os bancos.

Vale lembrar que, apenas as instituições financeiras autorizadas, reguladas e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil podem participar do Open Banking.

Benefícios do Open Banking para as empresas

O principal objetivo do Open Banking é a desburocratização dos serviços bancários, tornando-os melhores para as empresas e os consumidores.

Ele traz muitos benefícios e oportunidades para os empreendedores digitais, como os e-commerces.

O consumidor além de se tornar dono dos seus dados e escolher quem pode ter acesso a eles, ainda aproveita benefícios como:

1 – Facilitação de crédito

Por meio do Open Banking, a empresa não precisa mais ter um longo histórico com um único banco para conseguir, por exemplo, um empréstimo, já que a empresa pode fornecer seus dados bancários completos, permitindo que a instituição financeira escolhida realize uma análise de riscos mais precisa.

Com isso, é muito mais fácil e ágil conseguir o crédito desejado, além de que com os dados completos, aumenta-se a chance de juros e taxas menores.

2 – Melhor atendimento

O sistema Open Banking, incentiva as instituições financeiras a melhorarem seus serviços e atendimentos, já que, como o cliente pode mudar de instituição financeira de forma rápida, isso motiva os bancos a oferecerem um serviço de qualidade, para não perderem seus clientes para a concorrência.

Isso traz às empresas mais serviços e produtos com taxas e preços competitivos.

Sem contar que, como as instituições financeiras podem acessar informações mais detalhadas dos usuários, elas conseguem oferecer soluções mais personalizadas e adequadas.

Assim, os empreendedores podem se beneficiar com ofertas mais variadas e competitivas para os seus negócios.

3 – Comparação de produtos e serviços

O Open Banking, não só permite o compartilhamento das informações dos usuários, mas também reúne os dados de produtos, taxas, serviços e canais de atendimento das próprias instituições financeiras.

Com isso, algumas plataformas podem ser criadas para que os lojistas consigam comparar diferentes ofertas disponíveis no mercado.

E com essa comparação, o empreendedor pode escolher a que possui um melhor custo-benefício para o seu negócio.

4 – Melhor controle financeiro

Geralmente, os lojistas já possuem o costume de compartilhar dados com o seu escritório de contabilidade e com a gestão financeira.

Porém, o acesso desses dados não é feito de forma rápida, e isso acaba atrasando a rotina das empresas.

Mas, com o sistema Open Banking, o compartilhamento de dados e informações ficarão disponíveis para o empreendedor usar a hora que quiser.

Isso torna a gestão financeira mais rápida, simples e segura, evitando burocracias. 

5 – Mais segurança

Assim como a Lei de Proteção de Dados, o Open Banking promove que os donos dos dados são as pessoas e não as instituições. Por isso, somente os usuários podem decidir como as suas informações podem ser utilizadas.

Com o Open Banking, as instituições financeiras são obrigadas a cumprir a Lei de Proteção de Dados.

Dessa forma, toda transação feita por meio do Open Banking, precisa seguir normas como criptografia, assinaturas digitais, protocolos de autenticação e outros recursos de segurança.Elas devem ser regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central.

E as pessoas e as empresas podem também, retirar seus dados do sistema de alguma instituição a qualquer momento se desejarem.

6 – Mais oportunidadesFica claro portanto que o Open Banking, assim como ocorreu com o PIX, é uma inovação importante para o mercado financeiro e de pagamentos, oferecendo diversas oportunidades, beneficiando tanto os consumidores quanto os empreendedores.

Se você quer ficar por dentro das principais novidades do mercado de pagamentos e financeiro, não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos.

Deixe um comentário