Que os carrinhos abandonados são o pesadelo que atinge todos empreendedores digitais, é um fato. 

Isso se dá quando o consumidor adiciona produtos no seu carrinho, porém por algum motivo, desiste da compra.

Segundo um estudo da Opinion Box, 78% dos consumidores possuem o hábito de desistir da sua compra na reta final. 

Por esse motivo, é de extrema importância que os e-commerces coloquem em prática algumas estratégias que os ajudem a converter os carrinhos abandonados em pedidos confirmados! 

Principais causas do abandono de carrinho 

Antes de colocar em prática as estratégias para evitar o carrinho abandonado, é necessário entender o porquê do consumidor desistir das compras que ele já tinha demonstrado interesse.

Dentre as principais causas de abandono de carrinho, podemos citar:

1.Valor do frete muito elevado

Que o valor do frete, é um dos principais critérios levados em conta pelos clientes na hora de decidir se vai comprar ou não, não é novidade para ninguém.

Porém, quando esse valor só é mostrado na finalização da compra, causa muita desistência e pode acarretar em uma experiência negativa quanto a loja virtual.

É muito frustrante para o consumidor escolher o produto desejado, fazer o cadastro e só depois ver que o valor do frete encarece demais o produto e que aquela compra não é mais viável.

A prática antiga, de diminuir o preço do produto e compensar o frete, não deve mais ser utilizada, ela faz com que o cliente se sinta enganado.

E além de não comprar o produto, ele acaba tendo uma visão negativa da loja, evitando compras futuras.

2.Prazo de entrega demorado 

Ninguém gosta de esperar muito para poder usufruir do que comprou, por isso, quando o cliente percebe que a entrega vai demorar muito, ele acaba interrompendo a compra.

Em alguns casos, o cliente ainda prefere pesquisar o produto em outro site e pagar até um pouco mais caro pelo produto, se a entrega for mais rápida.

E também, não adianta prometer um prazo de entrega mais rápido, mesmo sabendo que vai demorar mais tempo para o produto ser entregue.

Isso acaba novamente deixando o cliente frustrado, sujando a imagem do seu e-commerce e acabando com as chances de novas oportunidades de vendas.

3.Falta de opção de pagamento

Não adianta nada o preço do produto interessar o cliente, o frete ser rápido e em conta, se o cliente não conseguir realizar o pagamento, por eles serem limitados.

Hoje existem diversos tipos de recebimentos, como o cartão de crédito, débito, boleto bancário, pix e até bitcoins.

E cada pessoa possui sua preferência na hora de pagar suas compras. Por isso é essencial que o e-commerce aceite no mininos as principais soluções, como, pix e cartão de crédito. 

Se as opções de pagamento forem limitadas, as chances de carrinhos abandonados serão muito maiores.

4. Insegurança quanto ao site

Principalmente os e-commerces menores, podem sofrer com a desconfiança de clientes que nunca compraram neles.

E essa desconfiança acaba deixando o cliente inseguro, o que pode fazer com que o cliente desista da compra.

Quando um cliente conhece uma loja virtual, a sua primeira compra é repensada várias vezes. 

Ele costuma ficar com medo de passar seus dados pessoais, principalmente se os certificados e selos de segurança não estiverem exibidos claramente.

Falhas no site como páginas de checkout que demoram para carregar ou que tenham erros na abertura podem acabar com a credibilidade do e-commerce.

Com isso, se o site não passar confiança e segurança, os clientes poderão desistir das compras muito mais facilmente.

5.Ter que preencher muitos campos para finalizar o pagamento

Assim como acontece nas lojas físicas, os clientes preferem fazer suas compras o mais rápido possível.

Por isso, um checkout com muitos campos a serem preenchidos e com muitas telas, podem contribuir para o abandono de carrinhos.

Isso acontece porque a pessoa acaba deixando pra fazer a compra quando estiver com mais tempo, e pode até esquecer de concluir a compra.

Muitos clientes compram por impulso, então se ele conseguir finalizar a compra em poucos cliques, a chance de desistência é muito menor.

Dicas de como evitar o abandono de carrinho 

Agora que você já sabe quais são as principais causas do abandono de carrinho, é hora de saber como evitá-las.

A primeira dica é ser claro quanto ao tempo e o valor do frete. É possível adicionar um campo no site em que o cliente consiga simular o valor que será cobrado pelo frete.

Isso evita que ele seja pego de surpresa devido ao valor na finalização da compra.

Sem contar que você ainda pode disponibilizar um cupom de frete grátis dependendo do valor, essa pode ser a motivação que faltava para o cliente finalizar a compra.

Outra estratégia muito usada que faz com que o cliente se sinta valorizado é disponibilizar cupom via email, após uma semana de carrinho parado. 

A segunda dica é ampliar as formas de pagamento.

Nem todos os clientes possuem ou se sentem seguros de comprar com cartão de crédito, por isso é vantajoso disponibilizar outros meios de pagamento.

Contar com uma tecnologia que possua várias formas de pagamento e que garanta um serviço com certificação de segurança como o iPag, é essencial.

Não se esqueça de oferecer aos seus clientes opções de parcelamento e descontos para os pagamentos feitos à vista.

A terceira dica é demonstrar que o seu site é confiável e seguro. Hoje existem muitas notícias de fraudes e roubos virtuais.

Dessa forma, muitos acabam ficando com receio de fazer compras pela internet. 

O cliente deve se sentir seguro no seu e-commerce para finalizar a compra. Selos de segurança e depoimento de clientes satisfeitos podem ser de grande ajuda nessa hora.

Uma boa experiência desde a primeira compra pode fidelizar clientes e aumentar as chances de vendas.

E a quarta e última dica é ter sempre disponível uma equipe de atendimento. Quando o cliente tem a sua dúvida respondida de forma clara, ele fica mais suscetível a compra.

Apenas os clientes satisfeitos concluem uma compra sem consultar lojas concorrentes.

Não perca tempo, coloque essas dicas em prática e melhore a rentabilidade do seu e-commerce.

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