Será que todos os negócios podem oferecer planos recorrentes?

Uma das tendências de negócios mais promissoras utilizada nos últimos tempos e que pode ser aplicada em empresas de diversos segmentos, é o pagamento recorrente com cartão de crédito.

Esse modo de pagamento traz inúmeros benefícios, tanto para as empresas quanto para os clientes.

Mesmo não sendo algo tão novo como muitos pensam, o pagamento recorrente acabou ganhando importância em 2021.

Hoje em dia, a maioria dos brasileiros possuem pelo menos um tipo de plano recorrente no cartão de crédito, seja por meio de streamings, clubes, academias ou plataformas de educação.

O que é o pagamento recorrente com cartão de crédito?

O pagamento recorrente é um modelo de cobrança automática e periódica para serviços e produtos que funcionam por meio de planos, mensalidades ou assinaturas.

Quando o cliente compra esse produto ou serviço, ele concorda com a cobrança automática em seu cartão e não precisa se preocupar em fazer os pagamentos na data prevista, tudo é feito automaticamente.

O melhor jeito de entender como funciona esse pagamento é pensar no exemplo mais conhecido hoje em dia, que é a Netflix.

Ela oferece planos de pagamentos mensais, e os preços variam de acordo com a quantidade de acessos simultâneos que o cliente vai precisar e a qualidade do vídeo desejada.

Antigamente, os jornais e revistas já usavam esse método de pagamento, eles recebiam os pagamentos periodicamente para enviar as matérias aos leitores, porém ele acabou caindo em desuso.

Porém, depois da pandemia, muitas empresas e clientes perceberam os inúmeros benefícios desse modelo de negócio e começaram a utilizá-lo.

Normalmente, as formas de pagamento usadas no método recorrente são o cartão de crédito, débito em conta e o boleto bancário.

A vantagem de se usar o cartão de crédito e o débito em conta, é que se evita o esquecimento e a inadimplência.

Toda empresa pode oferecer planos recorrentes?

Toda empresa que vende um produto ou serviço regularmente a uma base de clientes pode oferecer planos recorrentes.

São muitas as vantagens de se oferecer um plano recorrente, tanto a curto como a longo prazo.

Para que a sua empresa comece a vender na recorrência, ela só precisa ter um produto ou serviço que possa ser oferecido de forma contínua e por meio de planos, mensalidades e assinaturas.

Somente as empresas de bens duráveis que não conseguem oferecer esse tipo de serviço, como empresas de eletrodomésticos, por exemplo, já que eles são comprados poucas vezes.

Podemos citar alguns exemplos de negócios que utilizam esse método de pagamento:

1.Academias

As academias só ganham ao adotar esse método de pagamento, elas encontraram a tática que precisavam para atrair os clientes e fidelizá-los.

Com a cobrança sendo feita de forma automática, é mais fácil evitar atrasos no pagamento das mensalidades e a evasão dos alunos.

Isso ainda facilita os processos financeiros da academia e dá ao aluno mais comodidade, sem prejudicar o limite do seu cartão de crédito.

Sem contar que ainda podem oferecer planos recorrentes para outros lugares do mundo, pois os exercícios podem ser feitos em casa. 

Também, é possível usar os pagamentos recorrentes para planos de suplementos e roupas esportivas que serão usados todos os meses.

2. Clínicas de estética

Muitas clínicas de estética estão apostando em planos recorrentes, elas oferecem certos serviços que os clientes costumam realizar todos os meses, como depilação e massagens.

Existem alguns procedimentos que de tempos em tempos devem ser feitos novamente, como as harmonizações faciais, e as clínicas podem criar planos recorrentes com esses procedimentos.

Além do aumento do faturamento, os clientes se beneficiam de forma mais eficaz, pois se obrigam a fazer, até porque o serviço já será descontado.

Até mesmo, salões de beleza podem oferecer pacotes de cortes, colorações, hidratações e a retirada de cutícula das mãos e dos pés.

E é claro, podemos colocar nessa lista, as barbearias que estão tão na moda ultimamente.

3.Estacionamento 

Nos estacionamentos, o pagamento recorrente pode até ser utilizado para convênios com empresas, tanto para os clientes quanto para os funcionários.

Isso garante que o recebimento da mensalidade do cliente esteja sempre em dia e conquiste a sua fidelização.

O estacionamento não precisará considerar o risco de o cliente deixar o carro na rua ou ir em outro estacionamento.

Sem contar que se por acaso uma empresa opte por convênio para os funcionários, o estacionamento não deixa de ganhar nas férias da instituição.

Dessa forma, fazer o controle financeiro se torna muito mais rápido e prático.

4.Plataformas de educação

A maioria das escolas particulares e principalmente as de cursos de idiomas, cursos profissionalizantes e técnicos, utilizam sistemas de pagamento recorrente.

Muitos ainda preferem estudar sem ter que sair de casa, esse número ainda aumenta quando falamos de pessoas que trabalham o dia todo e desejam estudar depois do expediente.

Por isso, esse segmento possui um enorme potencial de crescer e aumentar seus lucros, utilizando os planos recorrentes.

Portanto, todas as instituições de ensino, as físicas e as digitais, podem oferecer o pagamento recorrente, afinal os alunos fazem os pagamentos de forma mensal.

A vantagem é que esse pagamento pode ser feito via boleto bancário e também por meio de cartões de crédito.

Como implementar o pagamento recorrente no seu negócio?

Como vimos, a maioria dos negócios podem se beneficiar com esse método de pagamento, basta usar a criatividade para criar e adaptar os planos para o seu público.

O importante é você focar suas vendas em produtos e serviços que precisam ser comprados periodicamente.

O melhor é que seja de forma mensal, porém os planos podem ser feitos também de forma semestral e anual.

Você precisa ter em mente que o seu negócio precisa estar preparado para oferecer o serviço com excelência ao cliente, só assim você vai conseguir fidelizá-los.

Como uma característica dos planos recorrentes, é que o cancelamento é fácil, o cliente deve ser muito bem atendido tanto na compra quanto no fornecimento do produto ou serviço.

Por isso, investir em uma equipe de atendimento pode ser uma boa estratégia, já que ela garante uma maior eficiência.

Os planos e pagamentos recorrentes estão transformando a economia e a forma como as pessoas consomem produtos e serviços.

Não deixe de fazer parte dessa transformação, e conte com os serviços da IPag para te ajudar nessa etapa tão importante.

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