Como organizar seu e-commerce para o dia dos namorados?

Um dos dias mais aguardados pelos lojistas está chegando, o Dia dos Namorados. Essa data do ano é essencial para o faturamento dos e-commerces.

Um relatório feito pela Neotrust, mostra que o varejo digital faturou R$6,4 bilhões entre o dia 28 de maio e 11 de junho de 2021, por causa do Dia dos Namorados.

E as expectativas das vendas para 2022 nessa mesma data são ainda maiores. Por isso, preparar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados é muito importante para se ter sucesso nas vendas.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa. 

Prepare o seu estoque

Preparar o estoque é uma das principais coisas a se fazer, pois a entrega do produto está ligada diretamente com a satisfação do cliente.

Quando o cliente faz um pedido, ele já faz isso pensando no dia da entrega, ainda mais se esse pedido for um presente para alguém em função de alguma data comemorativa.

E se por acaso o pedido não for entregue na data combinada, pode ter certeza que o e-commerce perderá vendas futuras.

Certifique-se de que o seu estoque tenha produtos suficientes, para que você não venda produtos a mais do que tenha estocado.

Se você intensificou a sua divulgação, tenha consciência de que as chances de vendas são maiores.

 E se por acaso o seu estoque acabar, não esqueça de retirar os anúncios para evitar prejuízos.

Dessa forma, as chances de frustração dos seus clientes ao receber o pacote atrasado ou dizer que o produto não está mais disponível é menor.

Outra forma de evitar esses problemas é entrar em contato com os fornecedores com antecedência.

Provavelmente eles produzem as mercadorias em massa. Por isso, para evitar atrasos, programe o fornecimento para dias antes do Dia dos Namorados.

Faça um bom uso das redes sociais

Todo e-commerce sabe como as redes sociais são importantes na hora de vender e de popularizar seu negócio.

Tendo isso em mente, personalize suas postagens com o tema Dia dos Namorados. Isso faz com que o alcance do seu conteúdo seja maior.

Outra forma de aumentar engajamento, é por criar hashtags temáticas e incentivar os clientes a postarem os produtos nas redes sociais e marcarem a loja, isso gera uma propaganda gratuita.

Crie ofertas especiais

É comum as lojas criarem promoções, por isso inovar pode ser uma boa escolha.

Use a criatividade e pense como montar kits que podem ser benéficos tanto para os consumidores por causa do preço, como também para o seu e-commerce.

Nesses kits, você pode colocar produtos que são mais difíceis de serem vendidos e até brindes, essa é uma boa estratégia para zerar artigos parados.

Outra dica, é oferecer cupons de descontos, frete grátis para as próximas compras e até uma campanha de desconto progressivo.

Com isso, o consumidor consegue comprar todos os produtos que deseja da sua loja e você acaba vendendo mais.

Você ainda pode enviar um cupom de desconto especial por e-mail ou até dentro da embalagem do produto.

Invista em embalagens customizadas

Sabemos que o cliente que compra no Dia dos Namorados, em sua maioria absoluta,  está comprando o produto para dar de presente.

Por isso, quando o e-commerce investe em embalagens de presente customizadas para essa data, ele cria um diferencial que pode alavancar as vendas.

Nessa hora, a criatividade pode ajudar, por exemplo, um simples cartão em branco onde o cliente possa escrever uma mensagem à mão, pode ser um brinde barato e especial.

Outro exemplo, são os papéis de presente, na hora de finalizar o pedido pode ser dado ao cliente a opção de ele ser embalado e claro, com papéis dentro do tema.

Fique atento no pós venda

A atenção dada no pós-venda é uma das melhores maneiras de fidelizar os clientes.

Por isso, vale a pena enviar um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp para saber se o produto foi entregue corretamente e também pedir um feedback da compra.

Isso mostra que você se importa com o cliente e ainda pode melhorar algum ponto do seu e-commerce dependendo da resposta.

Vale lembrar também, que como geralmente os produtos vendidos nesta data são presentes, é normal alguns produtos retornarem para troca.

Por isso, tenha sempre uma equipe preparada para dar o suporte através das redes sociais, página de contato, e-mail ou telefones.

É importante elaborar com antecedência qual vai ser o posicionamento do seu e-commerce em relação à política de trocas e devoluções, e deixar ela de forma bem clara aos clientes.

E se por acaso o seu e-commerce trabalhar com estratégia de logística reversa, as condições devem estar descritas no site para não gerar dúvida nos clientes.

Lembre-se de quem não namora

Se você deseja aumentar ainda mais as vendas, é possível também criar promoções para quem está solteiro.

Isso pode ser o diferencial que a sua loja oferecerá, até porque todos gostam de aproveitar promoções, incluindo os solteiros.

Uma dica é oferecer opções de produtos para celebrar o amor-próprio ou o ato de se auto presentear.

Novamente, usar a criatividade fará toda a diferença nessa hora, kits para quem vai passar essa data sozinho ou com amigos podem fazer sucesso.

Personalize o layout do seu e-commerce

Deixar o layout personalizado para o Dia dos Namorados, pode atrair mais clientes que estão em busca de um presente específico para essa data.

Mas não se esqueça que é importante manter a sua identidade visual, mesmo personalizando o layout.

Isso mostra que a sua loja se preparou para as vendas nessa data, trazendo mais confiança e credibilidade aos clientes.

Não se esqueça de garantir aos clientes formas de pagamentos seguras e eficientes, a iPag pode te ajudar com isso.

Aproveite a data o máximo possível

Depois de realizar todas as vendas e as trocas, chegou a hora de avaliar o que deu certo e o que precisa melhorar.

Quando essa avaliação é feita de forma sincera, é possível ver que pontos melhorar, não só para os próximos Dia dos Namorados, mas também para outras datas comemorativas.

A inovação pode levar o seu negócio para o caminho do sucesso, sempre busque um jeito único de impactar seus clientes.

Com certeza, essas dicas irão te ajudar a se preparar para esse dia tão aguardado.

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